CDRsus CDRsus


Recomende a um amigo.

Perguntas Frequentes

  1. Posso instalar as válvulas CDRSUS em qualquer moto?
  2. Como instalar as válvulas CDRSUS, é difícil?
  3. Depois de instaladas, estas válvulas endurecem a suspensão dianteira?
  4. Quais são as vantagens em usar as válvulas CDRSUS?
  5. Que óleo posso usar com as válvulas CDRSUS?
  6. Em que as válvulas CDRSUS ajudam na cidade?
  7. Qual é a quantidade de óleo que posso usar, devo trocar o óleo da suspensão?

P1: Posso instalar as válvulas CDRSUS em qualquer moto?

R1: As válvulas CDRSUS servem em todas as motos que tenham suspensão dianteira convencional ( modelo Seriane), exceto para modelos como CG,Ybr e Biz por terem as bengalas muito finas.

P2: Como instalar as válvulas CDRSUS, é difícil?

R2: Para instalar é muito fácil, qualquer pessoa sem muitos conhecimentos de mecânica pode fazer. Para isto basta retirar os tampões das bengalas, retirar as molas da suspensão dianteira para depois colocar as válvulas dentro das bengalas. Feito isto, recolocar as molas por cima das válvulas CDRSUS e fechar as bengalas com os tampões.
Nota: Para soltar os tampões é aconselhável afrouxar os parafusos da mesa superior que apertam as bengalas.
Para as Tornado, Falcon e XT 600 é necessário soltar os parafusos das mesas inferior e superior porque eles apertam as bengalas impossibilitando a abertura das bengalas e a descida das válvulas CDRSUS.
As válvulas CDRSUS tem o seu funcionamento do tipo DUPLA AÇÃO, ou seja, funcionam na compressão e no retorno da suspensão dianteira, aumentando sensivelmente o controle da suspensão.
Na hora da instalação deve-se deixar a ponta do parafuso das válvulas para cima, para facilitar uma eventual manutenção para troca de óleo por exemplo. Se deixar o parafuso voltado para baixo não vai alterar o funcionamento das válvulas CDRSUS.
Usa-se a ponta do parafuso para rosquear um sacador do tipo vareta, com rosca na ponta, para extrair as válvulas CDRSUS.
Pode-se ainda na ausência de um sacador, soprar no orifício do parafuso de sangria da "canela" da suspensão para extrair as válvulas.

P3: Depois de instaladas, estas válvulas endurecem a suspensão dianteira?

R3: As válvulas CDRSUS não endurecem a suspensão dianteira, a suspensão fica firme mas não fica dura.

P4: Quais são as vantagens em usar as válvulas CDRSUS?

R4: As válvulas CDRSUS foram desenvolvidas nas competições de Veloterra. Condições estas das mais severas. Com as válvulas CDRSUS a suspensão dianteira absorve e retorna com suavidade, não expulsa o piloto de cima da moto depois de um salto, por exemplo. Outra vantagem é que a roda dianteira fica colada no chão tamanha é a absorsão das irregularidades das pistas. Outra característica é a eliminação das vibrações da direção, aquelas oscilações em altas velocidades e quando você muda de trilho numa estrada de terra, desaparecem quase que totalmente, por exemplo, você tem a impressão de poder largar as mãos da direção numa estrada de terra a 100 km/h tamanha é a estabilidade proporcionada pelas válvulas CDRSUS.
Também é aumentada a velocidade final da moto sob controle, numa pista esburacada e cheia de pedras você pode andar numa velocidade maior porque a moto está mais na mão.
Um efeito benéfico das válvulas CDRSUS é o aumento da vida útil dos retentores da suspensão porque a suspensão oscila menos fazendo assim com que os retentores trabalhem menos.

P5: Que óleo posso usar com as válvulas CDRSUS?

R5: O óleo recomendado para usar com as válvulas CDRSUS precisa ter viscosidade SAE 20W. Assim pode-se usar o óleo ATF Tipo A 20W ( aquele óleo vermelho de direção hidráulica), para uma rigidez um pouco maior mas sem ficar dura, pode-se usar também o óleo hidráulico 65 ou 68 e para um desempenho ainda melhor pode-se usar óleos sintéticos específicos para suspensão dianteira de motos.

P6: Em que as válvulas CDRSUS ajudam na cidade?

R6: A melhoria na estabilidade já é notada apartir de estradas de paralelepípedos, se você olhar para as bengalas notará as vibrações causadas pelas irregularidades dos paralelepípedos, ao passo que usando as válvulas CDRSUS estas oscilações desaparecem aumentado a segurança e o prazer na pilotagem.

P7: Qual é a quantidade de óleo que posso usar, devo trocar o óleo da suspensão?

R7: O óleo da suspensão deve estar em boas condições ou então deverá ser trocado, a segunda opção é a melhor alternativa. Em relação a quantidade de óleo a ser usada aconselha-se a diminuir 20 ml, referente ao volume ocupado pela válvula, da quantidade de óleo indicada para a moto.

Motos Honda
XR 200312 ml ( 292 ml c/ CDRSUS)
XR 200R371 ml ( 351 ml c/ CDRSUS)
XR 250 Tornado586 ml ( 566 ml c/ CDRSUS)
XR 400 Falcon548 ml ( 528 ml c/ CDRSUS)
XLX 350300 ml ( 280 ml c/ CDRSUS)
NX 350 Sahara435 ml ( 415 ml c/ CDRSUS)
CB 500320 ml ( 300 ml c/ CDRSUS)
CRF 230486 ml ( 466 ml c/ CDRSUS)
Motos Yamaha
DT 180288 ml (268 ml c/ CDRSUS)
DT 200, DT 200R331 ml ( 311 ml c/ CDRSUS)
XTZ 125366 ml ( 346 ml c/ CDRSUS)
XT 225366 ml ( 346 ml c/ CDRSUS)
XT 600533 ml ( 513 ml c/ CDRSUS)
Lander 250541 ml ( 521 ml c/ CDRSUS)
RD 350287 ml (267 ml c/ CDRSUS)
Motos Agrale
Elefantre 16.5 e 30.0, Explorer 27.5, SXT 27.5, Dakar 30.0287 ml (267 ml c/ CDRSUS)


Aos interessados o e-mail para contato é cdrsus@cdrsus.com Flávio Cadore
@2007 CDR Suspensões. Todos os Direitos Reservados.